-
Arquitetos: Jorge Díaz Estudio
- Área: 70 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Flavio Dorta
-
Fabricantes: FARO Barcelona, JUNG, VIVES CERAMICA, Zangra
Descrição enviada pela equipe de projeto. As transformações de habitações já existentes tornaram-se, nos últimos anos, um dos principais campos de atuação dos escritórios de arquitetura, sobretudo daqueles que dão os primeiros passos dentro de um panorama profissional tão complexo como o atual. Este pequeno apartamento está localizado no centro da cidade de Santa Cruz de Tenerife. Posicionado em esquina elevada ao lado de um reduto de edifícios históricos, tem-se vistas sobre a cidade e as montanhas próximas.
A moradia, no seu estado anterior, respondia a uma tipologia pouco interessante; muito compartimentada, com cômodos pequenos e organizados por um corredor escuro e estreito. Partindo de um programa que exigia dois dormitórios, optamos por uma estratégia simples: compactar as áreas de serviço e dormitórios para liberar as áreas comuns. Desta forma, modifica-se a distribuição da casa, realocando a cozinha e integrando-a na nova sala de estar-jantar. Assim, consegue-se um espaço contínuo, luminoso e quente que oferece vistas para a paisagem. Durante a fase de análise descobrimos algumas vigas suspensas de concreto que ficaram escondidas em forros e armários. A presença deles foi tanta que optamos não só por mostrá-los sem coberturas, mas também por ajudar a estruturar a nova organização da casa. Um revestimento contínuo de madeira de bétula diferencia as áreas privadas das comuns e permite resolver as portas de acesso e espaços de armazenamento com o mesmo material.
Optou-se por um revestimento hidráulico de 20x20 cm, disposto a 45º, lembrando os pavimentos das habitações populares do bairro. Além disso, foram adicionadas algumas faixas de mármore de Carrara que reproduzem o esquema estrutural das vigas suspensas e marcam a transição entre os diferentes usos. Finalmente, foram incorporadas algumas cortinas de veludo azul que permitem que os quartos sejam escurecidos ou tornados independentes, oferecendo uma aparência teatral ao conjunto. Uma intervenção muito limitada em dimensões e orçamento, que tenta criar a partir da simplicidade um local aprazível e acolhedor para viver.